Páginas

segunda-feira, 25 de março de 2013

Grafite: desenhando a PAZ no contexto escolar


Desenho de Kadimiel (aluno do 1º ano ensino médio)

Arte, uma forma do ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importante espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais, como, por exemplo, a música que é capaz de nos fazer felizes quando estamos tristes. Ela funciona como uma distração para certos problemas, um modo de expressar o que sentimos aos diversos grupos da sociedade.
A arte não se restringe a pinturas ou esculturas, também pode ser representada por formas mais populares, como o grafite. Essa forma de arte é praticada em todo o mundo, em diferentes culturas. A estética do grafite é bastante associada ao hip-hop, outra forma de expressão artística que também surgiu nas ruas.
Nesse bimestre abordamos a arte do grafite com as turmas do 8º ano, as aulas seguiram com exercícios práticos de desenho, pintura e colagem, tendo como base alguns tipos de letras usadas no grafite, esse exercício se estendeu para outras turmas que também aderiram a esta proposta de pratica de atividade, já que ela estava inserida na temática desse ano a escola “a paz no universo cepeano”, uma proposta de se trabalhar interdisciplinarmente alguns textos e atividades propostas aos alunos. 
O grafite é uma forma de arte contemporânea de características essencialmente urbanas, são pinturas e desenhos feitos nos muros e paredes, uma forma de expressar ideias ou sentimentos. Qualquer pessoa pode ter uma experiência estética ligada à arte e apreciar a que melhor se encaixa com sua percepção cultural.

 Mural produzido pelos alunos


 Alunos do 8º ano tarde

Ensino de Arte
Professor: Paulo Cezar Simão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem.

Feira da Cultura 2010