Qualidade de vida, saúde integração. Esses são alguns dos benefícios que a atividade física proporciona para as pessoas e, o Centro Educacional Paraíso do Estudante – CEPE, situado no bairro da terra Firme, promoveu nos meses de outubro e novembro de 2009, os jogos internos.
Os Jogos foi promovido pela escola com o apoio do professores e colaboradores que ajudaram na organização do evento. Por meio do esportes, a escola busca estimular a integração de alunos e professores, ao utilizar esta ferramenta de ensino para melhorar a qualidade de vida dos alunos.
No teatro, trabalhando cooperativamente, exercitamos nossa capacidade de ouvir o outro quando compartilhamos das mesmas idéias, adquirindo um resultado positivo e resolvendo, juntos, uma situação.
Esse método de união não é uma resposta para tudo que necessitamos da educação ou da sociedade, mais é um começo, certamente, colabora para que os jovens pratiquem habilidades que serão recursos valiosos no futuro.
O ser humano tem a necessidade de compartilhar, estar junto e trocar informações em um processo de aprendizado, dando e colocando limites.
No século passado, havia o individualismo (em uma empresa, uma única pessoa fazia tudo). Hoje, século XXI, tudo é compartilhado, temos que ter uma gama de conhecimentos para que possa mos chegar ao ponto mais alto da escala. Necessitamos ter uma visão ampla da nossa realidade, fazendo reciclagem de pontos positivos para que possamos enfrentar o mundo lá fora.
As imagens mostram um trabalho desenvolvido na Feira da Cultura em junho de 2009, pela turma do 8° ano (7° série) manhã, esse resultado foi desenvolvido em um processo de construção entre os alunos, coordenados pela Professora e coordenadora Flavia Cabral e o Professor de Ensino de Arte Paulo Cézar Simão.
Educar é colaborar para que professores e alunos, nas escolas e organizações, transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional - no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais. O ensino de Arte é a educação que oportuniza ao indivíduo o acesso à Arte como linguagem expressiva e forma de conhecimento. Assim propomos exercícios de introdução ao desenho com a realização de jogos de interação do grupo e atividades que possam desmistificar o “eu não sei desenhar”; observando a temática, os elementos compositivos da imagem (linha, forma, cor, textura) e em seguida registrando graficamente no papel, exercitando assim a criatividade e a técnica do desenho em seus vários aspectos. O objetivo principal neste diálogo e poder experenciar o processo de percepção e criação plástica tendo o desenho como fio condutor nas atividades praticas, e propor a integração dos participantes pelos exercícios realizados com em sala de aula.
Paulo Cézar Simão (Professor do ensino de Artes do CEPE)